“AS MARCAS DO CRISTÃO”
“... eu trago em mim a marcas de Cristo...” Gálatas 6:17

 

Esse texto faz uma referência as feridas que o nosso Senhor Jesus Cristo recebeu na Cruz e manifestou aos Apóstolos depois da Ressurreição (Jesus apanhou dos judeus por causa do evangelho, Jesus foi xingado, Jesus foi chamado de Satanás, Jesus teve que fugir dos locais em que salvava as pessoas, Jesus foi traído pelos próprios discípulos, Jesus foi cruelmente chicoteado nas costas, com o chicote cheio de ferro nas pontas que feriu o seu corpo, Jesus recebeu uma  coroa de espinhos sobre a sua cabeça, Jesus também recebeu os pregos das mãos e dos pés, foi feito um corte no lado direito do seu peito, por um soldado romano, para certificar-se de que Ele já estava morto). SÃO VÁRIAS AS MARCAS DE JESUS.

 

Uma vez quando eu era criança fui passar férias na fazenda de um tio e após alguns dias, vi uma cena que me chocou muito. Os empregados da fazenda marcando o gado, trazendo, assim, dor e sofrimento para os animais. então eu
perguntei ao meu tio o porquê daquela malvadeza. Simplesmente meu tio respondeu que era para todos saberem que o gado era dele. Para ninguém roubálo.

 

Amados, marcas são feridas que, aparecem em várias partes determinantes do corpo, o apostólo Paulo deixa-nos em suas palavras uma grande lição, ele se orgulha das marcas que carrega sobre si, foram marcas adquiridas com o passar
do tempo, depois de tanto sofrer por amor a Cristo. Marcas essas que o identificam como um servo fiel, não são marcas feitas por ele mesmo, nem com o seu consentimento, essas marcas não estão só na carne, mas também estão
impregnadas em sua alma.

 

Em um sentido mais abrangente, trago à nossa reflexão a seguinte questão.
Quais seriam as marcas que deveriam nos identificar como cristãos? Como temos sido reconhecidos na Igreja de Cristo? Será que temos sido reconhecidos pelo que não fazemos do que pelo que fazemos? Se perguntarmos às pessoas
lá fora, como elas identificam um crente em Cristo, o que vocês acham que elas vão falar?

Talvez digam, crente é aquele que não bebe, aquele que não fuma, que não dança, que não fala palavrão, que não rouba, que não adultera, entre tantas outras coisas”. Porém eu penso que tudo isso é uma obrigação, não só dos
crentes em Cristo, mas de todas as pessoas, pois temos a necessidade de sermos exemplos, principalmente para nossa família.


Podemos dizer que marca é aquilo que identifica e que mostra o que é realmente o produto. No nosso caso o produto somos nós. E então qual é a nossa marca?

Como somos identificados? 
Entendemos que o cristão precisa ser não apenas identificado, mas em certo sentido, diferenciado das pessoas aonde quer que ele esteja, ele tem que ser uma pessoa diferente, pois ele carrega a marca de Cristo, a princípio, se ele é
chamado de cristão é porque leva o nome de Cristo.


O evangelho de Mateus no ensina que logo após Jesus falar das bemaventuranças, Ele fala que o cristão deve ser sal e luz. Sal no sentido de dar sabor a este mundo e a luz no sentido de brilhar em meio à escuridão.

 

Será que eu entendi o que o apóstolo quis dizer com a frase:
EU CARREGO AS MARCAS DE CRISTO?

O apóstolo Paulo como servo de Deus, ao expressar essa frase, ele quis dizer-nos que se sentia preso a Jesus e que nada poderia mudar está situação, nada poderia mudar este relacionamento com Cristo pois ele tinha se tornado um verdadeiro cristão.

 

Permita-me fazer essa reflexão com você.
E Você? Que tipo de Cristão você tem sido? Que tipo de marca você traz? Se Jesus viesse hoje e lhe pedisse para ver as suas marcas, quais seriam elas? Qual tem sido a sua contribuição para o crescimento do Reino de Deus?
Algumas pessoas tentam mostrar na carne, que são adoradores, porém, o mais importante em nós, para Deus, é o nosso coração. O próprio Jesus falou no evangelho de Mateus 6:21 – Porque, onde estiver o teu tesouro, aí também
estará o teu coração.

 

Devemos também ter cuidado e lembrar sempre das palavras de Jesus. Veja a palavra que está escrita no evangelho de Marcos 7:6 - E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está
escrito: Este povo honra-me com os lábios, Mas o seu coração está longe de mim.

 

Um exemplo do que Jesus retratou no evangelho de Marcos 7:6, está nos presídios em todo o Brasil e no mundo, onde muitos presidiários tatuam o nome de Jesus nos braços ou em outras partes do corpo, tentando expressar um
sentimento cristão, porém suas intenções, suas condutas, suas atitudes, seus compromissos, permanecem as mesmos de antes. 

 

Quantas vezes abrimos o jornal na página policial e nos deparamos com imagens de jovens drogrados, bebados ou assassinados e que em seus corpos apresentam tatuagens de crucifixos ou frases religiosas, também querendo expressar alguma religiosidade.

 

Amados, Marca é algo que se adquire através de experiência. Vejamos na Bíblia Sagrada, quatro atitudes de pessoas que deixaram grandes marcas:


BOM PROCEDIMENTO – Livro de 2º Reis 4:8-9 – o procedimento de Eliseu toda vez que se encontrava com aquele casal os fez concluir que era um santo homem de Deus. Um bom cristão não precisa divulgar suas marcas. Elas são vistas pelas pessoas.

BOCA LIMPA – Evangelho de Mateus 26:73-74 – Logo após os soldados prenderem Jesus, as pessoas que estavam próximas, reconheceram Pedro como sendo um seguidor de Jesus quando disseram: “...O seu modo de falar mostra
que, de fato, você também é um deles”. Aquele que anda com Cristo tem sua maneira de falar mudada.

CORAGEM – Livro de Atos 4:12-13 – Pedro e João estavam ameaçados de morte e de serem prisos, por anunciarem e pregarem o Evangelho. As autoridades admiravam-se daqueles homens, pois eles não tinham estudo algum. Mesmo à
contragosto todos tiveram que reconhecer: eles estiveram com Jesus. A ousadia, a coragem e a determinação eram suas marcas.

VIDA DE AMOR – 1ª Carta de João 4:12 (se amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor é aperfeiçoado em nós) – nada do que fizermos ou falarmos terá efeito algum em nos identificar como cristãos, se não
tivermos um amor profundo pelo nosso semelhante.

 

É necessário que as marcas velhas do nosso passado sejam apagadas e se existe algo de ruim que seja cortado pela raiz, se existe algo que não presta que seja arrancado, e por mais triste e sombrio que seja, que apenas faça parte do
nosso passado como um triste aprendizado.

 

Devemos lembrar que o triunfo da morte de Jesus Cristo em nosso lugar na cruz do cálvario, tem as marcas das mãos perfuradas, tem as cicatrizes de uma coroa de espinhos na cabeça. Não é pela nossa bondade que somos salvos ou por
irmos a igreja que nos tornaremos pessoas melhores. NÃO. Nós somos salvos pela obra da Cruz.

 

A nossa vida é como um espelho, ela reflete exatamente aquilo que é posto diante dela. Por isso, pense bem no que você está fazendo hoje, na marca que está lhe identificando, porque o reflexo disso virá amanhã. Que o Senhor nos abençoe!

 

Pr. Dr. Gervásio Melquiades Gomes