Está consumado
(João 19:30 “… está consumado ...”)

 

Quais foram as últimas palavras que Jesus falou quando estava na cruz? As últimas palavras proferida por Jesus na cruz foi um brado de triunfo. “Está consumado!” Mas o que está por trás destas palavras? Vamos entender aquilo que foi dito por Ele e o significado disso para nós hoje.

 

Na língua grega (τελειώσει), esta expressão τελειώσει), esta expressão “Está consumado!”, foi a sexta palavra, das sete
pronunciadas na cruz, antes de entregar a Sua vida. Muito embora no texto grego seja apenas uma palavra, “Tetélestai”, a tradução para o português é: “Está consumado” ou “Está terminado”.


Essa palavra possui pelos menos três significados: em primeiro lugar, ela era usada para a conclusão de uma tarefa. Quando um filho terminava o trabalho, dizia para o pai: “Tetélestai”.

 

Significando que o trabalho que foi confiado está concluído. Em segundo lugar, ela era usada para quitação de uma dívida. Quando se ia ao banco pagar uma promissória, batia-se o carimbo no documento: “Tetélestai”. Significando que a dívida foi paga. Em terceiro lugar, essa expressão era usada para posse definitiva de uma escritura. Quando alguém comprava um imóvel e o quitava, recebia a escritura definitiva com a inscrição: “Tetélestai”.

 

Os momentos que antecediam a Festa da Pessach “Páscoa”, também chamada de Festa da libertação do povo de Israel do Egito, eram festivos. Mas o momento na realidade torna-se trágico, pois o Messias está suspenso num madeiro cruxificado como um marginal, como um bandido hediondo, sendo punido apenas por ser quem Ele é: o Cristo, o Ungido! Não havia crime ou acusação contra Ele e tudo o que Ele sofreu até aquele foi por causa da injustiça da humanidade.

 

Mas, Ele suportou tudo isso com muita força e nos últimos instantes de sua vida Ele declara: “Está consumado!” São palavras que não traduzem a verdadeira dimensão daquilo que Ele disse e nem daquilo que ocorreria por causa destas palavras. Com a morte de nosso Salvador na cruz do Calvário estava cumprida a mais grandiosa missão.

 

A palavra “consumado” vem do termo hebraico “nishlem” que em sua raiz significa “estar completo, sadio, pleno”. Na raiz desta palavra encontramos os termos: shalom que significa: “paz, prosperidade, bem, inteireza, segurança e saúde”; shelem, que significa “oferta pacífica”; shalam que significa “estabelecer uma aliança de paz” e finalmente shillem que significa “recompensa”.

 

MAS O QUE REALMENTE FOI CONSUMADO NA CRUZ? Na Cruz de Nosso Senhor e Salvador foi consumada a nossa redenção. Redenção é o que Jesus fez na cruz por nós, quando nos resgatou da prisão do pecado e nos levou para liberdade de, novamente, nos relacionar com Deus.

 

Bem, vamos então agora analisar o que foi dito por Jesus na festa da libertação: o significado da expressão “Está consumado” também significa: agora a minha obra de redenção em relação à humanidade está completa. Isso realmente aconteceu naquele momento de forma parcial, pois o fato significativo não estava relacionado somente com a sua morte, mas também com a sua ressurreição que ocorreria pouco tempo depois.

 

Está consumado, significa ainda: terminado, cumprido, que tudo quanto havia para se fazer para obter a graça da redenção foi pago na cruz. Isto quer dizer, que toda obra ou mérito humano, foi despido de poder para qualquer coisa que a morte de Jesus na Cruz já não tenha feito.

 

Por isso, a cruz humilha o homem e mostra quem ele realmente é, um pecador impossibilitado de alcançar redenção por si só. “Tetelestai” deixa o homem despido diante Daquele que irá vestí-lo com as roupas da redenção.

 

A sua vida(τελειώσει), esta expressão de Jesus) não foi tirada, Ele a deu por amor ao seu povo. Naquele momento, Jesus
entregou a sua vida, cumprindo a vontade do Pai em redimir o mundo dos seus pecados e, conceder, por amor e graça, a salvação pela morte de seu Filho na cruz. O que Jesus fez na cruz do calvário fez por mim e por você.

 

Um outro aspecto que percebemos através das palavras de Jesus é que temos certeza de que Ele se tornou para nós a “oferta pacífica” que deveria ser oferecida no altar quando houvesse uma “quebra” em nosso relacionamento com o Senhor. O objetivo desta oferta seria restabelecer a paz entre Deus e nós.

 

Por outro lado esta atitude gerou ainda uma “aliança de paz” e isso somente poderia ocorrer através do derramamento de sangue! O sangue além de perdoar o pecado estabelece vínculos com a vida, pois a vida está no sangue. “Porque a vida da carne está no sangue; pelo que vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pelas vossas almas; porquanto é o sangue que fará expiação pela alma” (Lv 17:11).

 

Jesus não veio com o objetivo de realizar uma “Nova aliança”; Ele veio para Restaurar a Aliança entre Deus e o homem, pois uma aliança com derramamento de sangue não pode ser anulada.


Por isso Ele precisava vir como homem e nesta condição humana vencer a tudo e a todos para poder trazer as pessoas a devida redenção.

 

Finalmente Jesus nos declara que Ele traria ainda como benefício para nossa vida uma recompensa.


Isso é algo muito extraordinário, levando-se em consideração que muitas pessoas buscam isso com todo o vigor físico que possuem, trabalhando muito para alcançar pouco.

 

Mas o que Jesus fez foi nos proporcionar uma imensa recompensa espiritual. A recompensa espiritual está ligada à nossa redenção final é a certeza de que estaremos com Ele para sempre na eternidade. Isso foi um “resgate imenso” para o homem, pois sobre a humanidade pesava a condenação e com Jesus isso mudou.

 

Ainda mais, pois quando Jesus morre e ressuscita, temos a certeza que após morte, também ressucitaremos; temos ainda a possibilidade de obtermos vitórias sobre as hotes espirituais (τελειώσει), esta expressão demônios e sobre todo o reino das trevas), para isso usamos o nome de Jesus, pois Ele mesmo declarou que assim seria feito: “E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão”
(τελειώσει), esta expressão Marcos 16:17-18). Esta é a herança espiritual que recebemos e desde o momento em que me torno um filho de Deus através de Jesus tenho livre acesso à estas bênçãos também!

 

Pr. Dr. Gervásio Melquiades Gomes