O CAMINHO DO SENHOR

 

O caminho do SENHOR é fortaleza para os íntegros, mas ruína aos que praticam a iniqüidade.
(Provérbios 10:29)

 

A sabedoria dos provérbios aponta para um lado importantíssimo sobre o caminho de Deus:
Este provérbio diz que “o caminho do SENHOR é fortaleza para os íntegros”. A palavra
“fortaleza” empregada pelo sábio indica que o caminho de Deus é um refúgio, uma proteção, um
esconderijo, ou seja, andar no caminho do Senhor significa andar protegido pelo próprio Deus.
Assim, as dificuldades não são fator de temor, pois todas elas podem ser vencidas, afinal, estamos
refugiados em Deus, pois andamos em Seu caminho.

 

É muito comum nos dias atuais ouvirmos em nossas igrejas pregações e mais pregações do
Evangelho que ensinam aos irmãos que o caminho do Senhor é algo fácil de ser percorrido, que as
bênçãos serão inúmeras e nenhuma dificuldade será encontrada. São mensagens que trazem aos
ouvintes a idéia de um evangelho de puro triunfo, riquezas, realizações de sonhos, de alcance de
objetivos particulares e que praticamente excluem a menor possibilidade de tristezas e aflições,
prometendo aquilo que nem a Palavra, nem Jesus Cristo prometeram.

 

Aqueles que são ensinados dessa maneira tornam-se fracos de diversas formas e ingênuos
acerca do caminho do Reino de Deus ensinado por Jesus. O caminho do Senhor é um Caminho
Estreito, é um Caminho de Esforço, é um caminho em que muitas vezes precisaremos passar por
momentos de dor, para termos alívio e chegarmos a vitória.

 

Caminhar com Jesus requer renúncia, caminhar com Jesus requer abandono das coisas
terrenas, requer crer nas coisas espirituais as quais os olhos não podem ver, como disse o apóstolo
Paulo em II Coríntios 4:18: “não atentando nós nas coisas que se vêem, mas sim nas que se não
vêem; porque as que se vêem são temporais, enquanto as que se não vêem são eternas”.
Nesse estreito caminho todas as nossas bagagens, as quais trouxemos do mundo, precisam
ser deixadas para trás: bagagens de feitos do passado, de mentira, de ódio, de rancor, de
sensualidade, de vícios, de bebedeiras e demais costumes do mundo.

 

Além disso devemos lembrar que caminhamos em meio a um mundo de trevas, por isso a
Luz de Deus deve sempre brilhar em nossos corações para nos iluminar pelo caminho: “Lâmpada
para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho.” Salmos 119:105.

 

Devemos lutar para nos mantermos em pé no caminho, pois, existem inúmeras forças
contrárias querendo nos impulsionar para trás ou mesmo nos derrubar à beira da estrada! Satanás
orquestra diversos planos para tentar nos desestabilizar. Devemos resistir a ele através da fé e do
conhecimento de que, se sofremos, existem outros irmãos pelo mundo que também estão sofrendo
e, provavelmente, muito mais do que nós. Como disse o apostólo Pedro: “Sede sóbrios, vigiai. O
vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa
tragar; ao qual resisti firmes na fé, sabendo que os mesmos sofrimentos estão-se cumprindo
entre os vossos irmãos no mundo” I Pedro 5:8-9. O sofrimento faz parte da vida do crente em
Cristo.

 

Na vida do apóstolo Paulo, em um determinado momento, ele mesmo relata que os
sofrimentos eram para ele uma forma de glorificar a Deus e fortalecer os irmãos. Ele mesmo
disse: “E quero, irmãos, que saibais que as coisas que me aconteceram têm antes contribuído
para o progresso do evangelho; de modo que se tem tornado manifesto a toda a guarda
pretoriana e a todos os demais, que é por Cristo que estou em prisões; também a maior parte dos
irmãos no Senhor, animados pelas minhas prisões, são muito mais corajosos para falar sem
temor a palavra de Deus” Filipenses 1:12-14.

 

Como dito anteriormente, para se caminhar pelo caminho de Jesus precisamos nos desfazer
de nossas bagagens. É de extrema importância que o cristão entenda que o fardo pesado que
carregava no mundo não tem lugar no Reino de Deus, assim como a luz e as trevas não se misturão.
Ter que deixar nosso fardo é uma bênção de Deus, ainda que, por vezes, não seja fácil fazê-lo. Jesus
nos chama a Ele e diz: “Tomai sobre vós o meu jugo...” (Mateus 11:29a), ou seja, aliviem-se de
seus pesados problemas espirituais e emocionais, de seus complexos e traumas, de lembranças
amargas e ressentimentos, troquem tudo isto pelo meu fardo que é leve. Retirem de si a avareza,
pela qual você trabalhava, mas nunca tinha tempo de desfrutar e perceba o real valor das coisas.
Deixem seus pesados fardos de pecado e tomem sobre si o fardo leve que o sangue de Jesus pôde
nos proporcionar.

 

Porém, para aqueles que praticam a iniquidade, o caminho de Deus representa a ruína dos
perversos, porque é no caminho de Deus que está a vida. Como diz o texto que estamos
meditando, q uando os perversos rejeitam o caminho do Senhor, rejeitam a vida, e atraem
sobre si a ruína. A palavra “ruína”, empregada pelo sábio, indica destruição, tragédia, desgraça.
Apesar do caminho do Senhor ser um caminho estreito em que poucos andam, apesar de
exigir esforço e perseverança, é somente neste caminho que existe alívio, perdão, proteção, salvação
e, ao final dele, uma coroa de justiça estará reservada para todos aqueles que nele andarem. Essa é a
vitória que nos espera!

 

"Por isso, tenham o cuidado de fazer tudo como o Senhor, o seu Deus, ordenou a vocês;
não se desviem, nem para a direita, nem para a esquerda. Andem sempre pelo caminho que o
Senhor, o seu Deus, ordenou a vocês, para que tenham vida, tudo vá bem com vocês e os seus
dias se prolonguem na terra da qual tomarão posse.” (Deuterônomio 5:32-33)

 

Lembrem-se que Jesus é o caminho para Deus. O caminho de Deus é o caminho do bem,
da justiça, do amor, da fidelidade e do perdão. Quem segue o caminho de Deus encontra vida,
sabedoria e vitória. Portanto andemos no caminho do Senhor hoje e sempre, pois este é sem dúvida
o melhor caminho. Que o Senhor nos abençoe!

 

Pr. Dr. Gervásio Melquiades Gomes