Os Meus e os Seus Valores

Tumulo.jpg

Hoje, quero compartilhar com vocês uma estória muito interessante de um autor desconhecido.

 

"Um sujeito estava colocando flores no tumulo de um parente, quando vê um chinês colocando um prato de arroz na lápide ao lado. ELE se vira para o chinês e pergunta:

 

- Desculpe-me, mas o senhor acha mesmo que o seu defunto virá comer o arroz?

 

            E o CHINÊS responde:

 

- Sim, geralmente na mesma hora em que o seu vem cheirar as flores".

É assim que inúmeras vezes acontece. Nós julgamos os valores dos outros pelos nossos valores, sejam eles valores morais, pessoais, culturais ou tantos outros.

 

Para aquele chinês e para o outro homem, tanto o arroz quanto as flores eram importantes, mas não da mesma maneira.

 

Se nós fossemos o outro homem, pensaríamos ser inútil presentear o defunto com arroz, afinal aquele homem não comeria o prato, mas e para o chinês? 

 

Na cultura chinesa o arroz na tigela junto com o hashi é colocado aos pés do morto, para que este se alimente na passagem da vida. O arroz para eles é sagrado.

 

Imagino que para o chinês a mesma medida aconteceu com as flores, que antes era colocada para espantar o meu cheiro e depois foi adotada pela cultura ocidental como forma de homenagear a pessoa amada.

 

Quantas vezes julgamos que existem coisas inúteis nas pessoas ao nosso redor quando na realidade são apenas valores diferentes? Noções diferentes do que é sagrado?

 

Talvez alguém tenha comentado sobre uma brincadeira que machucou, mas você não teria se incomodado com isso. Ou uma situação de problemas familiares que aos seus olhos é muito pequena e julga ser uma 'tempestade em um copo de 'agua'.

 

Você já se colocou no lugar da pessoa? Conhece os seus valores ou está passando pela mesma dor? Nós calculamos e julgamos os outros pelos nossos valores, mas os nossos valores estão corretos? O que eu penso e coloco na balança é condizente e coerente com todas as pessoas?

 

Os nossos valores são acumulados conforme vivemos, desde o nascer até a nossa morte.

 

Por exemplo: Filhos de pais violentos, tendem a serem violentos devido ao exemplo que viveram por toda vida. Pais que roubam acabam incentivando os filhos a roubarem também.

 

No julgamento dessa pessoa que passa ou passou por essas mazelas, isso é normal afinal, as pessoas ao redor sempre fizeram o mesmo e estão vivendo normalmente.

 

Mas nós os julgamos, porque no nosso valor isso é inconcebível, é uma atrocidade, porque nunca convivi com esta situação.

 

Por isso Jesus nos ensina sobre o julgamento: - Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós. Mateus 7.1,2

 

O que Jesus está nos ensinando é que conforme julgamos a outros pelos nossos valores, outros nos julgarão pelos valores deles, sendo que ambos estarão errados.

 

Ap. Marcio Leon