PORQUE DEUS PERMITE O SOFRIMENTO ?

 

Depois de uma batalha terrível num país afligido pela guerra, os milhares de civis mortos - mulheres e crianças - foram enterrados numa vala comum, cercada de cruzes. Em cada cruz havia a inscrição:
“Por quê?” Às vezes, essa é a pergunta mais dolorosa. As pessoas fazem essa pergunta com tristeza quando a guerra, um desastre natural, uma doença ou o crime tiram a vida de seus entes queridos inocentes, destroem sua casa ou de outras maneiras lhes causam sofrimento indescritível. Elas querem saber por que sofrem tais tragédias.


Infelizmente vivemos num mundo em que uma criança morre de fome a cada 5 segundos. Cada minuto, 25 pessoas morrem por não terem água limpa para beber. A cada hora, 700 pessoas morrem de malária. Onde está Deus em tudo isso?

 

Por que Deus permite o sofrimento? Se Deus é todo-poderoso, amoroso, sábio e justo, por que o mundo está tão cheio de ódio e injustiça? Você já se perguntou sobre isso? Como explicar todo o mistério e sofrimento do mundo se Deus é soberano e está no controle de todas as coisas? Será que existe alguma resposta a pergunta: Por que Deus permite o sofrimento?


Vejamos respostas de algumas pessoas. Alguns dizem que o sofrimento é a punição de Deus ao pecado, outros dizem, que o sofrimento é um teste de fé, outros dizem que é o ataque de satanás sobre a humanidade, outras pessoas afirmam que os sofrimentos são os meios de redenção de Deus, uma minoria cristã que foi entrevistada nesses dias, afirma que não temos o direito de questionar Deus quanto às razões porque as coisas acontecem dessa forma. Qual será a melhor resposta a estes questionamentos?


Creio que esse questionamento existencial é válido e merece uma resposta inteligente. Creio também que a visão cristã fornece uma resposta satisfatória a esta pergunta que é crucial.


Desde o início, Deus deu ao ser humano criado a sua imagem e semelhança o poder da livre escolha e do livre arbítrio, ou seja, os seres humanos podiam escolher seu próprio caminho e não o caminho de Deus. No livro de Tiago 1:17, diz o texto que: toda boa dádiva e todo dom perfeito vem do alto e descem do pai das luzes, isso significa, experimentar uma vida de paz, alegria, beleza, bondade, amor e tudo o que conhecemos de bom, isso resulta de estarmos relacionados com Deus e viver de acordo com seus caminhos. Então se um ser humano foi criado para estar em relacionamento
com Deus, decide ir contra esse relacionamento, qual é a alternativa? O que é que acontece?

 

Acontece, uma vida sem paz, alegria, beleza, bondade, amor, etc., ou seja, uma vida oposta à de Deus, uma vida de dor e sofrimento.


Ao lermos a Bíblia, vemos que pessoas fiéis e tementes a Deus também faziam perguntas assim. Por exemplo, o profeta Habacuque perguntou a Deus: Por que me fazes ver a injustiça, e contemplar a maldade? A destruição e a violência estão diante de mim; há luta e conflito por todo lado. (Habacuque 1:3). 

 

Será que Deus repreendeu o profeta Habacuque por ter feito tais perguntas? Claro que não. Em vez disso, ele incluiu as palavras sinceras de Habacuque no inspirado registro bíblico.


Deus também o ajudou a entender melhor os assuntos e a aumentar sua fé. Acredito que Deus deseja fazer o mesmo por cada um de nós. Lembre-se, a Bíblia ensina que Ele(Deus) “...cuida de nós” (1º Pedro 5:7). Muito mais do que qualquer ser humano, Deus odeia a perversidade e o sofrimento.

 

ENTÃO, PORQUE HÁ TANTO SOFRIMENTO NO MUNDO ?

 

A primeira guerra mundial foi uma grande catástrofe “religiosa”. Ela causou mais danos ao cristianismo do que danos físicos às pessoas, pouquíssimas tradições das igrejas europeias estavam preparadas para essa crise espiritual. Todas as igrejas encorajavam os seus membros a orar por vitória e segurança, somente para verem mais tarde que uma nuvem de gás venenoso obscurecesse todas as doutrinas que tinham sido semeadas tão luminosamente nos dias de paz. Foi uma guerra que causou grandes danos aos antigos ensinamentos das igrejas de que Deus estava no controle. Desde então a maioria dos europeus têm acreditado que a fé em Deus é muito difícil de ser justificada. Por conta disso, muitas pessoas tem expressado a opinião de que Deus havia ficado surdo às angústias cruéis surgidas na Primeira Guerra Mundial e nos campos de extermínio nazistas da Segunda Guerra Mundial. Esta onda de dúvidas tem sido tão grande na Europa que em algumas áreas muitas igrejas antigas foram vendidas e se tornaram livrarias, espaços de negócios, bares e até mesmo clubes noturnos. Como conciliar a angústia e o sofrimento com a imagem de um Deus amoroso?


Existe um desejo que é praticamente procurado por todas as pessoas, esse desejo chama-se liberdade.

 

A liberdade é o alicerce de nosso sistema social. Liberdade significa o direito de agir segundo o seu livre arbítrio, de acordo com a própria vontade, é a sensação de estar livre e não depender de ninguém. Muitos estão dispostos a dar a vida para defender a liberdade e o livre arbítrio. Como já falei, Deus mesmo tem dado às pessoas a liberdade de escolha. Isto faz parte de Seu grande propósito. Ele não nos obriga a caminhar por um determinado caminho em vez disso, o Senhor, nos permite escolher nosso próprio caminho. Com relação a esta escolha, Deus disse a antiga Israel: “O céu e a terra tomo hoje por testemunha contra ti de que pus diante de ti a vida e a morte, a bênção e a maldição, escolhe, pois, a vida, para que vivas...” (Deuteronômio 30:19).


Nós precisamos ter em mente que a liberdade de escolha tem como resultado tanto o bem como o mal, porém, o custo dessa escolha pode ser muito caro. Nossas escolhas podem nos levar a consequências desastrosas. O mal e o sofrimento existem porque Deus nos permite ter o livre arbítrio.

 

BASEADO NO LIVRE ARBÍTRIO, O QUE ACONTECE COM AQUELES QUE FAZEM ESCOLHAS ERRADAS ?

 

O apostólo Paulo explicou o princípio de colher o que se semeia em Gálatas 6:7-8. “E o que está sendo instruído na palavra, faça participante em todas as boas coisas aquele que o instrui. Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque quem semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas quem semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna”. O registro bíblico mostra que Deus raramente interfere na liberdade de escolha do homem. Encontramos exemplos na Bíblia em que Deus interferiu temporariamente para inibir essa liberdade de escolha das nações ou dos indivíduos quanto ao curso de seus caminhos ou ações - em alguns casos para proteger os seus servos e em outros para cumprir profecias.


Em geral, o propósito de Deus é servido duma maneira melhor quando Ele nos dá a liberdade de escolha, ou seja, toda escolha gera consequências, porque são frutos das nossas decisões e muitas vezes, essas decisões por serem, principalmente, preciptadas e equivocadas, causam enormes sofrimentos. Acredito que se não existisse a escolha, não aprenderíamos a importância do caráter justo e nem compreenderíamos plenamente as terríveis consequências do comportamento pecaminoso.

 

Por exemplo, Deus não impede que as pessoas se embriaguem. Ele não interfere em nossa liberdade de escolha nem impede de sofrermos as consequências dessas escolhas. Mas, se a pessoa abusar do álcool e buscar honestamente ajuda espiritual, para combater essa fraqueza, sem dúvida, o desejo do Senhor é o de ajudar. Deus sempre escuta as orações de quem deseja obedecer sinceramente aos Seus mandamentos (1º Pedro 3:12).

 

Quando os seres humanos escolheram rejeitar a Deus e seus caminhos, isso produziu uma grande dor e sofrimento, porém, não foi só os seres humanos que sofreram, Deus também sofreu e qual foi a solução de Deus para todo o sofrimento? A solução foi Deus ter assumido a forma humana e também sofrer. Jesus experimentou todo o peso do sofrimento humano, isto é: fome, traição,


rejeição, solidão e a morte por crucificação, porém, o sofrimento acabou na cruz (está consumado). Mas Jesus não acabou na cruz, Ele ressuscitou para a Glória de Deus. Conforme o plano de Deus, é justamente através da sua ressurreição que Jesus irá resgatar todos os seres humanos que o aceitaram como Senhor e Salvador. A ressurreição, faz parte do plano de salvação, redenção e expiação dos pecados da humanidade.

 

SE DEUS É TÃO BOM, PORQUE ELE NÃO TERMINA COM O SOFRIMENTO AGORA ?

 

Os autores bíblicos descrevem que Deus está misteriosamente por trás de tudo o que acontece. O texto sagrado apresenta o sofrimento como uma categoria a ser vencida, mas também o descreve como um problema que jamais esteve fora de controle. Davi escreve que Deus não apenas sabe tudo o que acontece, mas que escreveu e determinou toda a história da humanidade em um “livro” quando nada ainda havia (Salmo 139:16). Isaías nota que Deus nunca é pego de surpresa por nada, pois até a existência do mal faz parte de seu plano misterioso para a história humana (Isaías 45:7).


O apóstolo Paulo garante que todas as coisas cooperam de alguma forma para o bem daqueles que amam a Deus (Romanos 8:28). A dificuldade de entender racionalmente a coexistência de um Deus bom e a realidade do sofrimento é uma limitação inerente da perspectiva humana que só pode ser vencida pela fé. Em momentos de tribulação, portanto, cabe aos cristãos continuarem crendo no Deus soberano, moroso, justo e bom a despeito daquilo que seus olhos limitadamente podem ver.

 

A Bíblia Sagrada declara que Deus solucionou o problema do sofrimento assumindo sobre si na pessoa de seu Filho Jesus Cristo. Apesar de não precisar explicar-se ou justificar seu governo justo e amoroso às suas criaturas, “Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores” (Romanos 5:8).


Jesus se colocou voluntariamente na posição de substituto dos seres humanos, para ser capaz de receber o pecado e punição das pessoas de uma vez por todas (Hb 2.17). Na sua crucificação e morte, portanto, Jesus tomou sobre seus ombros todas as dores, pecados e maldições do mundo, como diz o profeta Isaías: “Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si.” Ele continua, “ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.” O profeta conclui: “cada um se desviava pelo caminho, mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos” (Isaías 53:3-6). À luz dessas palavras, pode-se concluir que a morte de Cristo é o lugar onde Deus reivindica tanto sua justiça quanto seu amor.

 

Finalmente, a Escritura assegura aos redimidos que Deus irá eliminar toda forma de mal e sofrimento no último dia. Embora a morte e ressurreição de Cristo já sejam uma resposta para o problema do sofrimento, o problema só será finalmente resolvido, após o retorno de Cristo.

 

Pr. Dr. Gervásio Melquiades Gomes