Você Sabe Quem É Jesus?
(Evangelho de Marcos 8:27-35)

 

Do Antigo ao Novo Testamento, do primeiro ao último livro, a Bíblia mostra claramente quem é
Jesus Cristo.

 

A Bíblia diz que Jesus Cristo é o Unigênito Filho de Deus, que entregou sua própria vida em
sacrifício para redimir todo aquele que nele crer. Sendo a Segunda Pessoa da Trindade, Jesus é
igualmente Deus, assim como o Pai e o Espírito Santo. Contudo, as informações sobre a pessoa de
Jesus são tão vastas que é impossível sintetizar tudo em um único texto.

 

Vamos meditar no evangelho de Marcos 8:27-35:
Lembremos que o objetivo da primeira parte do evangelho de Marcos é apresentar Jesus como o
Messias que proclama o Reino de Deus. Este evangelho, considerado o primeiro dos quatro
evangelhos escritos, além de apresentar a pessoa de Jesus, apresenta também as boas novas que ele
anuncia.

 

Notem que os discípulos estão admirados porque tudo que Jesus faz dá certo, Jesus tem resposta
para todas as perguntas e em várias oportunidades eles ficam desconcertados porque suas atitudes
são além de corretas, imprevisíveis.


Jesus estava ali, um homem normal, de carne e sangue, da descendência de Davi (Romanos 1:3).
Um homem de aparência insignificante (Isaías 53:2). Até os próprios discípulos que andavam com
ele, não sabiam quem ele era. Eles ainda não o tinham reconhecido, nem tinham entendido a sua
missão.

 

Meus irmãos e irmãs, a narrativa de hoje nos assinala um momento crucial no Evangelho de
Marcos. Justamente quando Jesus estava a caminho das aldeias de Cesaréia de Filipe, começa a
conversar com seus discípulos e depois faz uma pergunta a todos eles: Quem dizem os homens
que eu sou? (Marcos 8:27)

 

Meus amados, nesse momento, Jesus é informado por seus discípulos que as pessoas dizem que Ele
é “um morto” alguém importante do passado que voltou do céu, ou seja, “João Batista, Elias ou
um dos profetas” (Marcos 8:28). A multidão enxergava o que Jesus estava fazendo e por isso
coloca-o entre os maiores profetas, conforme a fé judaica.

 

Porém, a pergunta se inverte, Jesus agora deseja saber o que seus discípulos, que o acompanham
pensam dele, Jesus faz uma pergunta que os leva a pensarem: “E vocês, quem vocês dizem que eu
sou?” (Marcos 8:29b). Nesse momento, Pedro toma a palavra e responde em nome do grupo: “Tu
és o Cristo” (Marcos 8:29d)

 

“ Tu és o Cristo” ou “Tu és o Messias” (Marcos 8:29):
A palavra hebraica no Antigo Testamento era “mashiyach” que o dicionário hebraico define como
uma pessoa “ungida ou consagrada” (cerimonialmente esfregados com óleo). Os reis hebreus
eram ungidos antes que se tornassem reis. O Antigo Testamento também profetizou acerca de um
mashiyach especifico. Para a Septuaginta, seus tradutores escolheram uma palavra em grego com
um significado semelhante – Χριστός (cujo som se parece como Christos), que vinha de chrio, que
significa esfregar cerimonialmente com óleo. Portanto, Christos foi traduzido por significado a
partir do termo hebraico original “mashiyach” na Septuaginta grega. Os escritores
neotestamentários continuaram a utilizar a palavra Christos em seus escritos para identificar Jesus
como o mashiyach

 

Depois do desaparecimento da monarquia, para o Judeu, o termo “Messias” começou a significar
uma pessoa não somente escolhida, mais alguém que tinha qualidades especiais para destruir o
Império romano que os dominava, para purificar sua igreja e exercer autoridade como um rei
poderoso, com grande poder sobre todos os que os oprimem e procuram destruí-los, (esse era o tipo
de messias que o povo esperava e queria).

 

Voltando ao nosso texto, Jesus começa a mostrar o caminho que ele estava seguindo, o messiado de
Jesus, não é o que as pessoas pensam, o messiado é um caminho de sofrimento, não é um caminho
de glória, fama ou poder como no passado, mais um caminho que deve ser rejeitado pelos anciãos,
pelos chefes dos sacerdotes e pelos doutores da Lei, é um caminho de humilhação, um caminho de
morte, e no final Jesus ressuscitaria depois de três dias (Marcos 8:31). Jesus entregará sua vida por
amor aos homens e mulheres e esse é o caminho que Jesus apresenta a todos os que desejam
segui-lo (Marcos 8:34).

 

Observe no paragráfo acima, Jesus está abrindo os olhos dos discípulos, mostrando a eles, o que
significa ser o Messias, porém, Pedro não consegue entender isso, Pedro considera que Jesus não
deveria dizer essas coisas, por isso tenta corrigi-lo: “Começou a repreendê-lo” (Marcos 8:32).


Mas “Jesus virou-se, olhou para os discípulos e repreendeu a Pedro, dizendo: Fique longe de
mim, satanás! Você não pensa nas coisas de Deus, mas nas coisas dos homens” (Mc 8:33).
Nesse momento também, Jesus revela o plano do Diabo, quando Pedro o repreende em relação à
sua morte.

 

Jesus explica aos seus discípulos seu estilo de messianismo, a entrega de sua vida e o mais
importante aprendizado: A necessidade de todo discípulo renunciar a si mesmo e tomar sua cruz
se quiser segui-lo. “Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas, quem perde a sua
vida por causa de mim e do evangelho (Boa Notícia), esse a salvará” (Mc 8:34-35).

 

Fazendo uma pequena reflexão: Naquela época as pessoas não sabiam quem ele era. Interessante é
ver que ainda hoje acontece com a maioria das pessoas, poucas realmente sabem quem é
Jesus. De certo modo, para os ímpios, Jesus não significa nada ou nem mesmo existe. Para muitas
pessoas, que dizem acreditar em Jesus, ele não passa de um profeta ou mesmo de um espírito
iluminado. Por exemplo: Para os que seguem o islamismo, ele é um profeta menor do que Maomé, e
assim por diante.

 

A grande pergunta desse artigo é: Você sabe quem é Jesus?
Para todos aqueles que verdadeiramente creem em Jesus, Ele é o Filho de Deus, concebido pelo
Espírito Santo; Jesus é meu amigo, pois posso sempre contar com Ele, em qualquer hora e em
qualquer lugar; Jesus é Deus presente em todas as circunstâncias da vida; Jesus é meu advogado que
não perde nenhuma causa; Jesus é aquele que olha para mim não como pecador, mas como filho;
Jesus é o amor expresso em ação; Jesus é o único capaz de purificar o templo humano e
 transformar-nos com sua graça, refletindo atributos do seu caráter em nós; Jesus é meu restaurador.
“Uma coisa sei: eu era cego e agora vejo”; Jesus é o Deus eterno e misericordioso; Jesus é o pão
da vida; Jesus é a luz do mundo; Jesus é o bom pastor; Jesus é a ressurreição e a vida; Jesus é o
caminho, a verdade e a vida; Jesus é a palavra viva de Deus que se tornou carne e habitou entre nós;
Jesus é “Deus conosco”, porque literalmente se tornou realidade. Jesus é a minha fortaleza, meu
escudo e meu guardião; Jesus é o meu objetivo – desejo tornar-se como Ele e participar da sua
natureza; Jesus é o nosso Senhor e Salvador, pois essa era a sua missão! Ser o nosso Salvador!
Somente alguém sem pecado, sem mancha, sem imperfeições poderia se sacrificar em lugar dos
pecadores e dar-lhes salvação. Por isso, Jesus é o Salvador daqueles que creem Nele.

 

Descrever com exatidão quem é Jesus Cristo encheria várias páginas deste artigo, se é que
conseguiríamos descrever de forma exata. Portanto finalizo essa pergunta dizendo que Jesus é tudo
para mim.

 

Algumas pessoas já entregaram suas vidas por outras pessoas, e grandes homens já viveram e
morreram, mas Jesus Cristo continua vivo e conforme a Bíblia Sagrada, está a direita do Pai. O Rei
Herodes não conseguiu matá-lo. Satanás não consegui fazer com que Cristo parasse. A morte não
conseguiu destruí-lo. O túmulo no qual foi enterrado não conseguiu segurá-lo. Ao satisfazer a
justiça perfeita de Deus, Ele conquistou a morte e ressuscitou no terceiro dia, assim como
disse que iria fazer, “tudo está consumado”.

 

Pelos últimos 2000 anos, todo homem, mulher e criança tem sido confrontado com essa mesma
pergunta. Essa é a principal pergunta que cada um de nós precisa responder. Isso porque a Palavra
de Deus é bem clara quando nos ensina que somente aqueles que entregam suas vidas a Jesus Cristo
e o tem como seu único e suficiente salvador serão salvos. Agora é a sua vez. Quem é Jesus pra
você? Basicamente, não importa o que as pessoas acham, a questão é sua diante de Deus.

 

Pr. Dr. Gervásio Melquiades Gomes