A QUEDA DA HUMANIDADE E A PROVIDÊNCIA DIVINA 

Gênesis 3:1-24

 

Tudo começa no Paraíso, quando Deus criou Adão e Eva sua imagem e semelhança e os colocou em mundo perfeito para que refletissem a sua glória. Ele providenciou que eles tivessem tudo o que precisassem.

 

Analizando o que a Bíblia quer dizer quando ela diz que as pessoas são criadas à imagem e semelhança de Deus, entendemos porque a vida humana é preciosa. Contudo, a Bíblia prossegue, a partir da criação, a explicar um problema sério. O problema pode ser visto a partir deste Salmo na Bíblia: O Senhor olha dos céus para os filhos dos homens… Todos se desviaram, igualmente se corromperam; não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer. (Salmos 14:2-3). Este salmo nos diz que todos nós nos tornamos corrompidos. Apesar de termos sido criados à imagem de Deus, algo arruinou essa imagem em todos nós. A corrupção é vista em uma escolha de viver de maneira independente de Deus (todos se extraviaram de buscar a Deus) e também de não fazer o bem.

 

Havia um acordo entre Deus e Adão, como um contrato de casamento de fidelidade, e Adão quebrou o contrato. A Bíblia registra que Adão comeu da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal, mesmo quando eles haviam concordado que ele não poderia comer daquela árvore. Deus deu a Adão uma escolha livre de permanecer ou não fiel a Ele. Adão gozava da amizade com Deus. A amizade e confiança de Adão em Deus precisava ser uma escolha, porém, esta escolha estava centrada na ordem de não comer o fruto daquela árvore. E Adão escolheu se rebelar. 

 

Imediatamente tudo muda. Porque Adão e Eva se rebelou, Deus julgou o casal. A vida será cheia de dor, sofrimento e tristeza, Do suor da terra o homem produzirá seu alimento, E o pior: eles foram expulsos do Paraíso e exilados do seu lar para nunca mais voltarem. Um anjo empunhando uma espada flamejante foi posicionado na entrada do Jardim assegurando que eles nunca retornariam vivos. Todavia a sua expulsão física é somente o prelúdio de um exílio muito mais profundo que não somente os afetará, como todos os seus descendentes. 

 

A partir deste momento vemos Deus revelar seu grandioso plano de salvação de maneira gradual. Em primeiro lugar, ele deu uma promessa (Gn 3:1 5), a primeira promessa de salvação encontrada nas Escrituras. Trata-se da promessa de um Redentor que nasceria de uma mulher, derrotaria Satanás e traria a salvação para a humanidade. O Salvador prometido seria um homem e salvaria seres humanos (Hb 2:5-18).

 

Adão, nosso primeiro representante, pecou e Deus nos considerou culpados. Mas Cristo, representante de todos os que nele crêem, obedeceu perfeitamente a Deus e o Senhor nos considerou justos. Esse é simplesmente o modo como Deus estabeleceu que a raça humana viva. Com certeza, a maior consequência da queda de Adão e Eva foi o pecado que herdamos deles, mas para vitória de todo aquele que crê em Jesus temos a oportunidade de tirar essa natureza caída e se levantar com a força do Espirito Santo. Que o Senhor nos abençoe!

 

Pr. Dr. Gervásio Melquiades Gomes