Cargos Eclesiásticos

 

Estou escrevendo este artigo sobre os cargos eclesiásticos da CEVE, isso devido a uma situação que passei a um tempo atrás conforme descreve a conversa, entre mim e um pastor de determinada igreja.

- O senhor é apostolo?

- Sim, fui separado e consagrado para esta atividade

- Então o senhor faz milagres e maravilhas

- Não, eu sou APÓSTOLO, não JESUS

Encerrou a conversa por ali e nunca mais nos falamos.

 

Devido a isso, pensei, será que na nossa comunidade sabemos os cargos e funções eclesiásticas? Por isso irei descrever abaixo.

 

Membro: somos todos, desde o momento que batizamos nas águas (Rm.12.12-36)

 

Diácono: O termo diácono (do grego antigo διάκονος, "ministro", "servo", "ajudante"), é o inicio da carreira eclesiástica, toma conta da zeladoria da igreja como: limpeza, portaria, assistência no culto, ajuda a distribuir materiais entre outras atividades. 1Tm.3.8,10

 

Presbíteros: Presbítero (do grego πρεσβύτερος,: "ancião" ou "sacerdote" usado no cristianismo) Refere-se ao líder de congregação local. Sendo assim, o presbítero é um pastor na igreja e para a igreja, e sendo um auxiliar do pastor local. Tt.1.5

 

Pastor: No Grego original seria "poimén". Pastor, é na verdade, aquele que apascenta. É o que cuida das ovelhas, que alimenta, protege entre outras coisas. Por isso dirige igrejas para poder estar junto das ovelhas.

Não existe pastor sem ovelha como não existe ovelha sem pastor. Mt.25.42; Jo.10.11; 1Pe.2.25; Mc.6.34

 

Bispo: Bispo vem da palavra grega episkopos, que quer dizer supervisor ou superintendente. O bispo ele cuida de varias igrejas, ou melhor, de vários pastores.

O bispo é o pastor dos pastores, orientando, informando e auxiliando nas suas igrejas. At.20.28; 1Tm.3.2

 

Apóstolo: No grego a palavra Apostellein “Apóstolo” significa aquele que é enviado, mensageiro ou embaixador. Aquele que representa a quem o enviou.

O apóstolo e um enviado para designar igrejas nos lugares, como já vimos quando o apóstolo Paulo designou os presbíteros para dirigirem igrejas.

O cargo eclesiástico de apóstolo é ser enviado para os lugares, é ser pastores dos bispos, pastores e presbíteros, é quem organiza e dirige a igreja como todo, administração, instruções espirituais, instruções de atividades entre outros. Ef.4.11; 1Co.12.28

 

Espero ter ajudado a elucidar os cargos eclesiásticos na CEVE, e as usamos conforme a Palavra de Deus nos ensina, por isso as referências bíblicas.

Se precisar de mais informações não hesite em me procurar pessoalmente ou através do e-mail ap.marcioleon@ceve.org.br

Deus Abençoe

 

Ap. Marcio Leon