O Princípio da Cruz

Isaías 53:4-5

 

- Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e carregou com as nossas dores; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.

 

O castigo que nos trouxe a paz estava sobre ele (Jesus Cristo). O que nos trouxe a paz? A resposta é: O CASTIGO – Ele trocou sua paz por nosso castigo. Isaías 52:10 – O Senhor desnudou o seu santo braço à vista de todas as nações; E todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus. “O Senhor desnudou o seu santo braço...”, Sinifica dizer que o Senhor o despiu-o da sua Glória, e a pôs, sobre nós, e tomou nosso castigo e pôs sobre Ele. 

 

Qual seria o ambiente das nossas vidas, se Jesus não tivesse sido castigado por nós ? – Com certeza não seria de paz, pois foi o castigo que nos trouxe a paz. Uma visão de maturidade que o Senhor quer que tenhamos é valorizar o que somos em Cristo, o que temos alcançado, e o que vamos alcançar.

 

Quem deseja alcançar uma maturidade espiritual, tem que saber que o único caminho é amar o próximo se tornando servo uns dos outros. Este é um dos inúmeros príncipios da cruz deixado para nós.


O Princípio da Cruz também exige de nós além de maturidade, morte e renúncia; mas o fruto subsequente é a própria vida de Deus fluindo através de nós. Em Sua sabedoria, Deus escolheu este caminho: primeiro vem a morte, depois é que vem a vida; Veja o que disse Jesus, referindo-se a si mesmo: “Se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto” (Jo.12:24). Portanto, se queremos dar muitos frutos, se queremos ver a vida de

 

Deus se manifestar gloriosamente em nós, temos que primeiramente “morrer”. Este “morrer” significa morrer para o mundo e viver para o Senhor. Ao morrer para o mundo e vivermos para o Senhor, enxergamos outro Princípio da Cruz, que se chama “comprometimento”: Se andamos no Princípio da Cruz, temos que estar comprometidos com a obra de

 

Deus e não apenas envolvidos. Lembre-se: Jesus não apenas envolveu-se conosco, dando um pouquinho do que Ele tinha, mas comprometeu-se completamente com a nossa causa, entregando a sua própria vida em favor de nós. A sua vontade para nós é que cresçamos até que todos cheguemos a unidade da fé, do pleno conhecimento do filho de Deus, a perfeita varonilidade, a medida da estatura da plenitude de Cristo. (Efésios 4:13), que o Senhor nos abençoe.

 

Pr. Dr. Gervásio Melquiades Gomes