QUAL O VERDADEIRO SIGNIFICADO DA PÁSCOA?

Êxodo 12:21-27


Neste mês comemoramos a nossa libertação do pecado através de um sacrifício feito na cruz do Calvário. Sim, eu estou falando da Páscoa, data em que comemoramos a ressurreição de Jesus e sua vitória sobre a morte, o pecado e o diabo. A Páscoa é uma das festas mais tradicionais do calendário cristão, tem suas origens baseadas tanto na tradição judaica. A palavra Páscoa em português deriva do termo em hebraico “Pessach”, (“passagem”, em hebraico), que relembra a libertação do povo hebreu da escravidão no Egito. 
Por todo o mundo, pessoas de diversas crenças, celebram da sua forma e tradição esse tempo de renovo, que simboliza a passagem da morte para a vida. 


Particularmente creio que a celebração cristã que mais representa o significado do verdadeiro cristianismo é a páscoa cristã. Sem a páscoa cristã não teríamos nenhuma boa notícia para contar a ninguém. Vejamos alguns sentidos da Páscoa: 1) Os evangelhos só foram escritos por causa deste evento e que sem ele não teríamos nada prá contar ao mundo; 2) A páscoa cristã tem profunda influência na origem da missão da Igreja cristã primitiva, pois era o Cristo ressurreto e exaltado que atraia e atrai as pessoas a Deus; 3) A experiência da páscoa cristã veio confirmar todo o ministério terreno de Jesus; e 4) A páscoa também nos fala sobre o ápice da presença de Jesus na terra. Sua ressurreição e exaltação significam que Ele já possui a vitória sobre Satanás, a Morte, o Inferno e o Mundo. E que o seu Reino já se tornou uma realidade, mesmo que nem todos reconheçam isto ainda. 


A primeira páscoa aconteceu há milhares de anos, quando o povo de Deus estava sendo escravizado no Egito. Deus teve misericórdia de seu povo e decidiu libertá-los através de Moisés. Mas Faraó não queria deixá-los ir embora, por isso Deus enviou pragas para tentá-lo mudar de ideia. E como Faraó estava com o coração endurecido, o Senhor decidiu ferir todos os primogênitos do Egito como forma de castigo.


Na tradição judaica, essa festa em referência à libertação da escravidão no Egito, foi uma ordem direta de Deus a Moisés, que a transmitiu para o povo hebreu conforme o relato bíblico: Chamou pois Moisés a todos os anciãos de Israel, e disse-lhes: Escolhei e tomai vós cordeiros para vossas famílias, e sacrificai a páscoa (Ex 12:21b).
Apesar do Cristianismo ter surgido do Judaísmo, o significado da páscoa cristã é um pouco diferente, porém, com o mesmo sentido, pois relembra os três dias da morte de Jesus Cristo até a sua ressurreição. A ressurreição de Cristo é um dos principais pilares da fé cristã, o que evidencia a importância dessa celebração. Jesus é o Cordeiro de Deus, que ofereceu-se em sacrifício para salvar a humanidade do pecado. Depois de ter sido crucificado e morto, ressuscitou ao terceiro dia. A crucificação e a ressurreição de Cristo aconteceu exatamente na época de realização do festival judaico da páscoa.


A Bíblia diz que Deus sempre amou a humanidade, porém, todos nós o desobedecemos e pecamos, por isso somos condenados à morte eterna, porém, como não podemos pagar essa dívida, precisamos de um cordeiro puro, sem pecados, para nos livrar dessa condenação. E Jesus é este cordeiro!


Quando João Batista viu Jesus se aproximando, ele disse: "Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!" (Jo 1:29). Os evangelhos nos ensinam que Jesus se fez homem, morreu em nosso lugar para nos salvar e ressuscitou. E todo aquele que crê no seu sacrifício e se arrepende, recebe o sangue dEle que dá livre acesso ao Pai. O preço já foi pago na cruz. Jesus é a verdadeira Páscoa e nada e nem ninguém pode substituí-lo!


A Páscoa é um tempo para lembrarmos do amor e da misericórdia de Deus por nós. É o momento de buscarmos uma mudança na maneira de pensar, agir e falar. Para isso, precisamos abandonar o pecado, a falta de fé e tudo que nos afasta do Senhor. Devemos crer nas promessas de Jesus: "Eu vim para que vocês tenham vida, e a tenham em abundância" (João 10:10). Nós não podemos nos conformar com as coisas deste mundo, mas permitir que sejamos transformados a cada dia, renovando nossa maneira de pensar pela Palavra de Deus. 


Jesus foi morto, mas ressuscitou ao terceiro dia, e Ele fez isso para que pudéssemos crucificar a nossa natureza pecaminosa e ressuscitarmos para a nova vida que Deus tem para nós. Isso nos dará a vida eterna - "Quem semeia para a sua carne, da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna" (Gálatas 6:8).


Gostaria que nesse momento, você meditasse nessas palavras: Quais áreas de sua vida precisam de ressurreição? O que você deixou morrer que precisa renascer o quanto antes? Talvez você precisa ressuscitar a alegria de viver, a paz, a sua fé, os seus sonhos, a esperança, o otimismo, o perdão, o amor próprio e o amor ao próximo.
Este ano a Páscoa será de forma diferente dos demais, em vários cantos do nosso planeta, porque eu acredito que Jesus vai ser mais lembrado do que as tradições (ovos, chocolates, etc). Está Páscoa é diferente, ela deverá ser celebrada a porta fechadas. 


Por conta de um vírus (COVID 19), as pessoas voltarão ao início e celebrarão esta Páscoa em seus lares com as suas famílias, isso relembra a primeira Páscoa (Êxodo 12). É Jesus nos fazendo ver o que somos e o que estamos fazendo. A Páscoa é o momento de abrirmos os nossos olhos e corações para vermos a essência do Amor de Deus e o que precisamos enxergar para corrigir os nossos erros e fazer tudo direito. A Páscoa é a bênção de Cristo, que faz com que nosso coração se una ao Dele. A Páscoa meus amados é o meio pelo qual Deus nos mostra o valor do sacrifício de Cristo, o Cordeiro Pascal, que foi imolado em nosso lugar.


A celebração da Páscoa é para todos aqueles que já encontraram uma nova vida, um novo significado, um sentido real de alegria e esperança em Jesus Cristo, nosso Salvador. A mensagem Bíblica na 1ª carta de João 5:1, diz assim: aquele que tem o Filho tem a vida, aquele que não tem o Filho de Deus, não tem a vida. 


Enfim, que nesta data tão especial você seja restaurado na sua maneira de agir e pensar e que também seja motivado a buscar, dia após dia, as coisas do alto, sempre desfrutando da Graça de Deus que nos perdoa, nos corrige, nos ama e nos dá a salvação através do Cordeiro de Deus: Jesus Cristo. Que o Senhor nos abençoe!
 

Pr. Dr. Gervásio Melquiades Gomes